Ok ok... Eu amo minha Lomo. Minha camerazinha Diana F+ Colette toda fofolete com bolinhas azuis que tira foto cheia de vignettes, blur & efeitos especiais que só ela faz... Ela captura tudo de melhor com sua lente 75mm e filme 120/ ISO 100/400/800 e transforma qualquer momento monótono em uma divertida piada. Até porque seu flash cega absolutamente todo mundo á sua volta, inclusive o fotógrafo.
Por mais que seja maravilhoso poder apagar uma foto e fazer outra em uma máquina digital, dar foco, zoom, etc, há algo muito mágico em uma máquina de filme... É tudo muito misterioso! Até que você leve o filme para revelar, você não tem ideia de quantas fotos vão sair, como vão sair nem se vão sair, por isso acaba sendo meio que um mágica a foto sair do jeito que você queria.
O que eu particularmente gosto nessas câmeras (e penso que é o que muita gente gosta) é que toda foto sai diferente, tipo uma com vignette, outra estora o céu, ou disfoca... Depende do seu ajuste, que na verdade, muda mais como a foto vai sair, não a ocasião em que ela é tirada. Até porque a única foto foto que sai a noite é com o filme 800, com flash, no B, ajustado para noite... Ai sim sai, e olha lá... O resto dos ajustes, por mais que prometam algo, não é bom confiar. Use-a apenas de dia e mexa nos ajustes para se surpreendder com os results!


